O lendário chupa-cabra

Saiba mais sobre o lendário chupa-cabra, uma das criaturas mais famosas da criptozoologia e descubra por que é tão difícil provar sua existência.

O chupa-cabra é um daqueles criptídeos que as provas são frustrantes para os investigadores. Uma das maiores frustrações começa com a aparência da criatura. Existem apenas algumas características que permanecem relativamente consistentes entre um avistamento e outro; todo o resto parece variar enormemente.

Chupa-cabra 4
Essas características incluem grandes olhos que são geralmente vermelhos ou laranjas e aproximadamente o mesmo tamanho, com o formato de um ovo, uma boca cheia de grandes presas, garras afiadas nas mãos e pés. A parte superior do corpo parece atrofiada e magra em comparação com sua parte traseira que mais parece a de um canguru que pode pular muito.

Já as características que variam incluem principalmente a pele do chupa-cabra. Ele pode ser todo peludo, peludo em apenas algumas partes, ou sem pelos. Quando é sem pelos ou apenas em algumas partes, ele se parece com um peixe ou réptil, pode também ser semelhante a pele de uma rã. Algumas testemunhas dizem que o chupa-cabra tem capacidades parecidas com a de um camaleão ou tem algum poder de metamorfose que só afeta sua pele. Estas testemunhas dizem ter visto o chupa-cabra mudar a cor e a textura de sua pele drasticamente, até mesmo deixando-a verde para se misturar com folhagem. O chupa-cabra também pode ter penas em uma ou mais partes de seu corpo, de cor vermelha. Ele às vezes tem asas. O chupa-cabra não pode voar, mas muitas vezes pode saltar tão alto que chega a ser um pequeno voo.

Outra frustração bem comum centra-se no grande número de criaturas que receberam o rótulo de “chupa-cabra”. Os avistamentos de chupa-cabra que vieram de Porto Rico entre 1995 e 1999 alimentou o interesse mundial que resultou em relatos de “chupa-cabra” vindo de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil. Algumas dessas criaturas se assemelhavam com cangurus, outros pareciam humanoides peludos, incluindo macacos alados.

O nome chupa-cabra vem do que ele supostamente faz: Ataca geralmente algum gado, e “chupa” o sangue deles como um vampiro. Esse suposto hábito também contribuiu e muito para a fama da criatura, qualquer ataque que um gado sofria era motivo para o chupa-cabra ser cogitado como responsável. Cabras e galinhas também são tidas como principais vítimas do chupa-cabra, que as tem atacado há anos.

Esses tipos de relatos citados aqui nesse artigo são apenas alguns dos motivos pelo qual provar a existência do chupa-cabra é muito difícil, investigadores sérios ficam com medo de ter seu nome associado a ele. O chupa-cabra é por muitas vezes apontado como um excelente exemplo de criatura modismo sem precedente histórico. As pessoas dizem que de repente ele veio à vida em 1995 e morreu alguns anos mais tarde. Mas na realidade, alguns pesquisadores descobriram que um dos primeiros avistamentos de chupa-cabra ocorreu em 1974, além do fato que de os Índios Taíno tem em seu folclore um ser semelhante, o Maboya.

Quanto a que tipo de animal o chupa-cabra pode ser, a pergunta é difícil de responder porque esse criptídeo é muito estranho. Muitos investigadores simplesmente ignoram o chupa-cabra. Alguns até disseram que ele é realmente uma variedade incomum de serie, alguns o comparam a uma gárgula e outros declaram que é um animal de algum outro planeta que escapou de uma nave alienígena.

Apesar de ser uma criatura muito popular, não fez sucesso no mundo da ficção. Há apenas alguns livros de chupa-cabra, principalmente destinados às crianças. Tivemos também alguns filmes sobre ele, nenhum fez grande sucesso. São eles: Chupacabra Terror (Também conhecido como Chupacabra: Dark Seas), Bloodthirst: Legend of the Chupacabras, Legend of the Chupacabra e até mesmo um filme nacional chamado A Noite do Chupacabras.

Publicidade

Publicidade

Galeria de fotos



Vídeo

Confira no vídeo abaixo uma reportagem sobre o chupa-cabra feita pelo SBT Repórter em 1997, ano do auge da fama do chupa-cabra aqui no Brasil.

Publicidade


O criptozoologia.com.br surgiu com o intuito de fornecer uma vasta quantidade de boas informações sobre esse mundo novo que é a Criptozoologia.

Leia também

  • Victor Morgado

    Tá de zoeira né? kkkkk
    já foi confirmada a farsa por trás desse mito, puro sensacionalismo de reportagem da época. (para ser mais exato: foi um repórter da SBT)